Última namorada de Ayrton Senna (1960-1994), Adriane Galisteu virou um problema e tanto para a produção da série da Netflix que conta a história do piloto de Fórmula 1. A família do piloto não queria menções à apresentadora, mas o streaming alegava que seria impossível retratar a trajetória do protagonista sem ela. A plataforma venceu o impasse, mas apenas em partes —o produto final dá apenas dois minutos e 34 segundos de tela para a comandante de A Fazenda.
[Atenção: o texto abaixo contém spoilers de Senna, da Netflix]
Senna passa por toda a trajetória de Ayrton, interpretado por Gabriel Leone, no automobilismo. Desde o começo dele no kart e as decisões difíceis que precisou tomar para que pudesse perseguir sua verdadeira paixão até o fatídico dia de sua morte no Grande Prêmio Ímola.
A série também aborda, de maneira ficcional, mas baseada na realidade, aspectos pessoais da vida do piloto –como os seus três principais relacionamentos: com Lilian Vasconcellos, sua primeira mulher; Xuxa, sua namorada mais midiática; e Adriane Galisteu, seu último amor.
Interpretada por Alice Wegmann, Lilian aparece nos primeiros episódios como uma das grandes incentivadoras de Senna em sua carreira no automobilismo. Ela topa ir com ele passar um ano na Inglaterra para que ele pudesse entrar na Fórmula Ford.
Quando ele resolve ficar de vez no continente europeu, Lilian não se adapta e prefere terminar a relação dos dois. Ela volta para o Brasil, enquanto o piloto segue atrás de seus sonhos.
Quem ganha maior destaque no quesito relacionamento é definitivamente Xuxa Meneghel (Pâmela Tomé). No quarto episódio da série, intitulado Paixão, os dois estão no auge de suas carreiras quando se conhecem e trocam olhares em um aeroporto.
Senna parece se apaixonar instantaneamente pela rainha dos baixinhos. Os dois voltam a se encontrar no palco do Xou da Xuxa (1986-1992), onde, ao vivo, trocam carícias e deixam escapar que há algo rolando entre eles.
Nos bastidores, Xuxa e Senna já são definitivamente um casal. Eles se beijam, se abraçam, dão risadas juntos e trocam confidências. O resto do episódio mostra o desenvolvimento dos dois enquanto parceiros românticos.
Ambos frequentam festas juntos, ela convive pacificamente com a família do piloto –e a série retrata que a apresentadora era bastante querida por todos os parentes–, e até cena de sexo (com direito a nudez) os dois protagonizam.
Xuxa é quem termina o relacionamento com Ayrton. Com a agenda lotada de ambos, eles não conseguiam mais se encontrar como antes, e o piloto fica arrasado com o rompimento. No quinto episódio, ele pede para voltar com a apresentadora e a beija nos bastidores da Globo, mas a relação chega ao fim.
Adriane Galisteu (Julia Foti) só surge na vida de Senna quase no final do quinto e penúltimo episódio. Anos depois, em uma festa em que Ayrton comemora uma de suas vitórias nas pistas, ele conhece a modelo.
A atriz que representa a atual apresentadora de A Fazenda aparece dançando e, de forma provocativa, o chama para perto. Os dois conversam brevemente e trocam contato. Depois, ela só vai aparecer mais uma vez ao ligar para Senna antes da fatídica corrida de 1º de maio de 1994.
Quando Rubinho Barrichello (João Maestri) sofre um acidente nos treinos de Ímola que o deixa hospitalizado, Adriane demonstra que está bastante preocupada e receosa com a possibilidade de o namorado correr na mesma pista que deixou tantos pilotos feridos.
Senna tenta tranquilizá-la em uma ligação bem breve, com duração de 14 segundos na tela, e logo depois conversa com Galvão Bueno (Gabriel Louchard) sobre o medo que Galisteu estava sentindo. A última vez em que ela aparece na série é chocada com a morte do esportista, por um breve segundo.
Bastidores do impasse
Na época em que a Netflix fechou a série Senna, o Notícias da TV deu algumas informações de bastidores sobre o que aconteceu entre a família do piloto e a gigante do streaming.
Viviane Senna, presidente do instituto que leva o nome do irmão e representa os interesses da família, não queria de jeito nenhum que houvesse menções à apresentadora da Record na atração.
Os executivos da Netflix, no entanto, peitaram a empresária e chegaram a desistir da ideia de fazer a série. Os argumentos eram plausíveis: não mencionar a ex-modelo poderia acabar com a credibilidade da série, já que ela esteve ao lado de Senna nos 18 meses finais da vida dele.
A condição dada por Viviane Senna para a continuidade do trabalho foi, então, minimizar a importância de Galisteu na vida do irmão e tratá-la apenas como mais uma namorada –e nunca como viúva. E foi exatamente isso que ocorreu.
Galisteu foi colocada nas telas como mais uma –com menos importância do que Xuxa ou até Lilian. Para quem for conhecer a história de Ayrton Senna por meio da série, certamente a última namorada do piloto passará despercebida.
Senna estreia em 29 de novembro, exclusivamente na Netflix.