A última reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Centro-Sul, presidido pelo capelão Vieira foi realizada na noite desta terça-feira, 3 de dezembro, e questões essenciais sobre a segurança em Limeira foram discutidas, incluindo a reativação de programas e a apresentação de demandas da comunidade.
Reativação do Proerd
Um dos destaques mencionados pelo comandante da 1° Cia da PM, Capitão Herlon, foi a reativação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que terá sua formatura realizada nessa quarta feira 04, no Nosso clube. O programa, que beneficia alunos do 5º e 7º anos, agora alcança também outros níveis escolares, reforçando a importância da prevenção e conscientização entre jovens.
Demandas apresentadas
A Associação de Moradores do Jardim Lagoa Nova, representada pelo Sr. Luciano Souza, trouxe demandas relacionadas a “pancadões” e casas de Thay que se estendem até a madrugada, causando incômodo aos moradores. Essas questões foram entregues ao Conseg para encaminhamento à prefeitura.
Agradecimentos e desafios operacionais.
O Capitão e comandante da 1° Cia da PM Herlon de Paula, agradeceu o apoio da sociedade, destacando a importância da participação ativa de munícipes nas discussões e no encaminhamento de demandas. Ele reconheceu o desafio enfrentado pelo efetivo reduzido, mas garantiu que a Polícia Militar, Guarda Municipal e demais órgãos estão atentos e empenhados em minimizar os problemas, o capitão enfatizou seu sentimento na não participação de secretários da Prefeitura nas reuniões do Conseg Centro-Sul e espera que na próxima Gestão uma maior efetividade de secretários estejam presentes nas reuniões, assim como o legislativo sendo mais atuante nesses eventos.
Operação Natal Seguro e combate aos pancadões.
Entre os trabalhos da polícia militar também esta a operação “Natal Seguro”, que busca garantir a segurança dos consumidores durante as compras de final de ano, focando na prevenção de crimes. O capitão também mencionou esforços para conter os “pancadões” no bairro Ernesto Kuill, reforçando a necessidade de colaboração entre as forças de segurança, a prefeitura e a sociedade para solucionar essa questão.
Ofício à prefeitura.
O presidente do Conseg, Capelão Vieira informou que encaminhará um ofício à prefeitura solicitando apoio para atender às demandas apresentadas na reunião. Ele destacou a importância do diálogo e da parceria entre o Conseg Centro-Sul e os órgãos públicos para implementar medidas que melhorem a segurança da cidade.
A reunião reforçou o papel do Conseg Centro-Sul como um espaço de integração entre a sociedade e as instituições, com o objetivo de promover um ambiente mais seguro e tranquilo para todos, com a próxima reunião agendada para fevereiro 2025.