mais
    HomePolíticaCaminhos da Reportagem lembra os 40 anos da campanha Diretas Já!

    Caminhos da Reportagem lembra os 40 anos da campanha Diretas Já!

    PUBLICAÇÃO

    spot_img
    spot_img

    O programa Caminhos da Reportagem, que a TV Brasil exibe neste domingo (28), às 22h, celebra os 40 anos de uma das maiores campanhas cívicas que o Brasil já viveu: as Diretas Já!. A edição inédita revela histórias de famosos e anônimos, em meio à orifício política, e suas reflexões sobre a consolidação da Novidade República.

    O ano de 1984 assistiu às maiores manifestações populares no Brasil desde o período anterior ao AI-5, o ato institucional que fechou o Congresso e aumentou a repressão da ditadura civil-militar (1964-1985). O vértice da campanha Diretas Já!, que pedia a volta das eleições diretas para presidente da República, foi em abril, quando milhares de brasileiros foram aos comícios da Candelária, no Rio, e do Anhangabaú, em São Paulo.

    Naquele ano, o país já amargava duas décadas de ditadura civil-militar e passava pela orifício “lenta, gradual e segura” iniciada no governo Geisel (1974-1979), com a revogação do AI-5, em 1978, e a anistia aos presos e perseguidos políticos em 1979, no governo Figueiredo (1979-1985).

    Apesar dos acenos, a redemocratização parecia distante. A insatisfação popular era agravada por uma inflação que fechou 1983 na lar dos 160% ao ano, corroendo o poder de compra do cruzeiro, moeda da estação, e enterrando de vez um dos pilares de sustentação do regime, o “milagre econômico” dos anos 1970.

    O primeiro ato de rua pedindo eleições diretas foi no recém-emancipado município de Abreu e Lima, em Pernambuco. Na estação com tapume de 50 milénio moradores, a cidade viu os logo vereadores Reginaldo Silva e Severino Farias subirem em um caminhão e falarem para tapume de 100 pessoas. O pânico da repressão ainda estava presente, e o comício tinha até rota de fuga, porquê conta Reginaldo: “Todo mundo tinha pânico de ser recluso, inclusive a gente, ? A gente tinha consciência do que podia intercorrer. A gente pode ser recluso, chegar lá em Recife, e até que o legisperito chegue pra soltar a gente, a gente já levou um naco de porrada.”

    As manifestações foram ganhando força, e a tarifa das diretas ganhou aliados. Além de líderes de diferentes partidos políticos, o movimento aglutinou artistas, intelectuais e esportistas.

    Walter Casagrande Jr, logo um jovem desportista do Corinthians, vivia desde 1982 a experiência de autogestão entre atletas e percentagem técnica, que ganhara o nome de Democracia Corinthiana. Junto de Sócrates, Vladimir e outros expoentes do movimento, Casagrande buscava expressar sua posição política, e uma das formas de fazer isso era vestindo a cor das diretas: “Você não pode colocar amarelo no Corinthians, mas a gente colocava joelheira, tornozeleira ou uma camisa na hora da entrevista, ou quando a gente saía junto. Estava sempre com camisa amarela ou uma fitinha amarela ou alguma coisa assim.”

    Outra personalidade que aderiu à campanha das diretas foi a atriz Lucélia Santos. Famosa pelo papel na romance A escrava Isaura, Lucélia também era muito conhecida pelo Serviço Pátrio de Informações (SNI), órgão da ditadura que vigiava sua atividade de militante junto à Anistia Internacional. Para a atriz, o movimento atraiu muita gente que não estava diretamente envolvida com política: “Ali foi uma confluência de energias positivas, onde a arte, os artistas, eram segmento, efetivamente. Eu, por casualidade, tinha partido, mas eu não sei se Christiane [Torloni], Maitê [Proença], a própria Fafá [de Belém], tinham partido. Elas não eram ativistas, mas eram artistas que se comprometeram com a história do país.”

    O potente apelo popular e o interesse incansável do deputado Ulysses Guimarães (PMDB-SP) à Emenda Constitucional 05/1983, apelidada Emenda Dante de Oliveira – por motivo do deputado que a propôs – não foram suficientes para sensibilizar os congressistas e obter o número necessário de votos na Câmara.

    Apesar da itinerário, a campanha das Diretas Já! abriu caminho para o termo dos governos militares com a eleição (indireta) da placa Tancredo Neves-José Sarney, em 1985. Também se tornou um marco que precedeu outras manifestações de tamanho no país.

    O programa

    Produção jornalística semanal da TV Brasil, o Caminhos da Reportagem leva o telespectador para uma viagem pelo país e pelo mundo detrás de grandes histórias, com uma visão dissemelhante, instigante e complexa de cada um dos assuntos escolhidos.

    No ar há mais de uma dez, o Caminhos da Reportagem é uma das atrações jornalísticas mais premiadas não só do via, mas também da televisão brasileira. Para racontar grandes histórias, os profissionais investigam assuntos variados e revelam os aspectos mais relevantes de cada objecto.

    Saúde, economia, comportamento, instrução, meio envolvente, segurança, prestação de serviços, cultura e outros tantos temas são abordados de maneira única, levando teor de interesse para a sociedade pela telinha da emissora pública.

    Questões atuais e polêmicas são tratadas com profundidade e seriedade pela equipe de profissionais do via. O trabalho minucioso e muito executado é reconhecido e recebeu prêmios relevantes no meio jornalístico.

    Exibido aos domingos, às 22h, o Caminhos da Reportagem disponibiliza as matérias especiais em seu site e no YouTube da emissora pública. As edições anteriores também estão no aplicativo TV Brasil Play, disponível nas versões Android e iOS, e neste site.



    Via Agência Brasil

    spot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img
    spot_imgspot_img

    MAIS RECENTES

    Cantata de Natal no Edifício Prada é adiada para quinta-feira (18) devido à previsão de chuvas fortes em Limeira

    A Cantata de Natal “Natal pela Paz”, prevista para na noite deste sábado (13),...

    Everton Ferreira reforça compromisso da Câmara Municipal de Limeira com a transparência

    Reconhecida nacionalmente nos últimos anos por suas boas práticas de abertura de dados e...

    Aprovado projeto que aplica sanções aos proprietários de veículos que descartam lixo de forma irregular

    Na noite desta quinta-feira, 11 de dezembro, a Câmara Municipal aprovou, por meio do...

    Cantata de Natal nas janelas do Edifício Prada emociona público em Limeira

    O Edifício Prada recebeu, nesta sexta-feira (12), a primeira noite da Cantata de Natal....

    Mais Notícias

    Cantata de Natal no Edifício Prada é adiada para quinta-feira (18) devido à previsão de chuvas fortes em Limeira

    A Cantata de Natal “Natal pela Paz”, prevista para na noite deste sábado (13),...

    Everton Ferreira reforça compromisso da Câmara Municipal de Limeira com a transparência

    Reconhecida nacionalmente nos últimos anos por suas boas práticas de abertura de dados e...

    Aprovado projeto que aplica sanções aos proprietários de veículos que descartam lixo de forma irregular

    Na noite desta quinta-feira, 11 de dezembro, a Câmara Municipal aprovou, por meio do...